• 16,438 hits

Rosa-de-Jericó

A Rosa-de-Jericó (Selaginella pilifera), também conhecida como flor-da-ressurreição, é uma planta do deserto que cresce no Oriente Médio e na América Central. Durante longos períodos de tempo estas plantas vivem em regiões desertas, crescendo e reproduzindo-se como qualquer outra planta, até o meio ambiente deixar de lhes favorecer uma existência saudável. Quando chega essa altura, as flores e as folhas secas caem e os galhos secos encolhem-se, formando uma bola. As plantas retiram as suas raízes do solo e permitem ao vento transportá-las pelo deserto, até chegarem novamente a um sítio húmido onde podem continuar a crescer e a propagarem-se. A bola volta a abrir-se totalmente e a soltar as suas sementes, que germinam. Assim que entram em contacto com água, as jovens plantas de aspecto seco começam rapidamente a florescer.
Pode dizer-se que estas plantas “sentem” o que fazem durante este processo, visto que não se mantêm necessariamente no primeiro sítio onde páram, mas investigam o local para verificarem se é adequado ao crescimento. Ali podem ficar, e crescer, ou então mudam-se várias vezes.

A Rosa-de-Jericó é vendida nos mercados mexicanos para usar como diurético. Também é utilizada em rituais de vudu e de “santeria cubana”, para gerar amor, sorte e dinheiro. Quando transportada por uma pessoa diz-se que absorve energia negativa.

As Rosas-de-Jericó completamente secas crescem quando colocadas em água e deixadas a repousar. Quando seca, a rosa enrola-se e torna-se cinzenta e frágil. Mas se a colocares dentro de água, ela recupera a sua cor verde natural e desenrola-se, transformando-se novamente num maravilhoso organismo vivo. E faz isto vezes sem conta! Coloca a rosa num prato ou numa tigela com água durante 3 dias ou mais, até que se torne verde e se abra. A água deve ser mudada com frequência. Permite à planta secar completamente, após uma semana verde e viva.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: